No dia de hoje:

  • Dênis Casemiro
    18 de maio é a data em que Dênis Casemiro[1] teria morrido. Ele foi mais uma vítima de desaparecimento forçado, que teve como principal responsável o famigerado delegado Sérgio Fleury. Waldemar Andreu, em depoimento à Comissão da Verdade doContinuar lendo “Dênis Casemiro”
  • Stuart Angel
    Em 14 de maio de 1971, Stuart Angel Jones foi preso por agentes da ditadura e, depois disso, barbaramente assassinado. Seu corpo foi ocultado e a família sequer foi informada de sua morte. “Onde está meu filho, onde estáContinuar lendo “Stuart Angel”
  • Adauto Freire da Cruz
    No dia 13 de maio de 1979, o cidadão de nome Celestino Alves da Silva morreu de ataque cardíaco, quando durante uma batida policial, acabou sendo detido e espancado na rua. A tensão que gerou o infarto era porque,Continuar lendo “Adauto Freire da Cruz”

Sobre o projeto “Todo dia, presente!”

Uma das estratégias de divulgação dos eventos do Vozes do Silêncio foi a publicação diária de textos contendo o relato de alguma violação praticada por agentes da ditadura brasileira relacionada com aquele dia específico.
Esses textos são uma espécie de Raio X porque realçam as histórias terríveis que existem por trás dos números de mortes e desaparecimentos forçados produzidos pela repressão política.
Neste momento do País, em que há uma negação da gravidade dos crimes praticados, em que fica cada vez mais claro que a falta de medidas de memória, verdade e justiça tem levado a um enfraquecimento da democracia, decidimos manter a publicação desses textos.
Eles continuarão sendo produzidos sob responsabilidade da procuradora Eugênia Augusta Gonzaga, membro do Ministério Público Federal, ex-presidente da Comissão Especial do Ministério Público Federal, mestre em Direito Constitucional e coautora das primeiras iniciativas de responsabilização judicial de agentes da ditadura, mas você pode enviar sua contribuição para o e-mail movimentovozesdosilêncio@gmail.com, com o título “Todo dia, presente!”.
Para que não se esqueça, para que nunca mais se repita.

VEJA TODAS AS POSTAGENS

Dênis Casemiro

18 de maio é a data em que Dênis Casemiro[1] teria morrido. Ele foi mais uma vítima de desaparecimento forçado, que teve como principal responsável o famigerado delegado Sérgio Fleury. Waldemar Andreu, em depoimento à Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, contou que ainda viu Dênis com vida e conversou com ele noContinuar lendo “Dênis Casemiro”

Stuart Angel

Em 14 de maio de 1971, Stuart Angel Jones foi preso por agentes da ditadura e, depois disso, barbaramente assassinado. Seu corpo foi ocultado e a família sequer foi informada de sua morte. “Onde está meu filho, onde está meu filho?”, insistia sua mãe, a estilista Zuzu Angel, desde esse dia, como faziam (e aindaContinuar lendo “Stuart Angel”

Adauto Freire da Cruz

No dia 13 de maio de 1979, o cidadão de nome Celestino Alves da Silva morreu de ataque cardíaco, quando durante uma batida policial, acabou sendo detido e espancado na rua. A tensão que gerou o infarto era porque, além da coação que estava sofrendo, ele trazia consigo panfletos de propaganda pela anistia e eraContinuar lendo “Adauto Freire da Cruz”

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


%d blogueiros gostam disto: