Para que não se esqueça, para que NUNCA MAIS se repita.

Sobre o projeto “Todo dia, presente!”

Uma das estratégias de divulgação dos eventos do Vozes do Silêncio foi a publicação diária de textos contendo o relato de alguma violação praticada por agentes da ditadura brasileira relacionada com aquele dia específico.
Esses textos são uma espécie de Raio X porque realçam as histórias terríveis que existem por trás dos números de mortes e desaparecimentos forçados produzidos pela repressão política.
Neste momento do País, em que há uma negação da gravidade dos crimes praticados, em que fica cada vez mais claro que a falta de medidas de memória, verdade e justiça tem levado a um enfraquecimento da democracia, decidimos manter a publicação desses textos.
Eles continuarão sendo produzidos sob responsabilidade da procuradora Eugênia Augusta Gonzaga, membro do Ministério Público Federal, ex-presidente da Comissão Especial do Ministério Público Federal, mestre em Direito Constitucional e coautora das primeiras iniciativas de responsabilização judicial de agentes da ditadura, mas você pode enviar sua contribuição para o e-mail movimentovozesdosilêncio@gmail.com, com o título “Todo dia, presente!”.
Para que não se esqueça, para que nunca mais se repita.

VEJA TODAS AS POSTAGENS

Nilton Rosa da Silva

No dia 15 de junho de 1973, morreu, em Santiago/Chile, o jovem poeta Nilton Rosa. Gaúcho, exercia militância política desde a adolescência. Em 1971, com endurecimento do regime ditatorial brasileiro, exilou-se no Chile, onde segui com suas atividades de resistência. Dedicou-se ao teatro e à poesia, tendo publicado uma obra relevante:, o livro Hombre daContinuar lendo “Nilton Rosa da Silva”

Sequestro do ônibus 174

No dia 12 de junho do ano 2000 aconteceu um episódio que paralisou o país. Sandro Barbosa do Nascimento, sobrevivente da Chacina da Candelária, sequestrou o ônibus da linha 174 por quase 5 horas. Em razão desse sequestro, ele a professora Geísa Firmo Gonçalves, que estava grávida de dois meses, acabaram mortos. Sandro não chegouContinuar lendo “Sequestro do ônibus 174”

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


%d blogueiros gostam disto: